sexta-feira, 18 de junho de 2010

São João del Rei - MG

São João del Rei foi fundada em fins do século XVII por taubateanos liderados por Tomé Portes del Rei que por isso é considerado seu fundador.
    Em 1709 a cobiça pelo ouro gera discórdia entre portugueses e paulistas dando causa à Guerra dos Emboabas acontecendo o triste episódio do “Capão da Traição” quando os paulistas foram emboscados e chacinados pelos portugueses.Em 08 de dezembro de 1713 o arraial alcançou foros de vila com o nome deSão João del Rei,homenagem a D. João V e também passa a ser sede da Comarca do Rio das Mortes.
     O ouro a pecuária e a agricultura foram os fatores de desenvolvimento e progresso da vila e aos 6 de março de 1838 é elevada à categoria de cidade.São João del Rei participou sempre das decisões mineiras e nacionais. Em 1833 na Sedição Militar de Ouro Preto: em 1842 na Revolução Liberal, e sendo sede do 11°BI - Batalhão Tiradentes, participou  das revoluções de 1930 e 1964. Combateu na Itália triunfando em Montese e Castelnuovo. Aqui nasceram os grandes heróis nacionais:

 Joaquim José da Silva Xavier

 (o Tiradentes ­Proto Mártir da Independência e Patrono Cívico da Nação Brasileira);

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira

(a heroína da Inconfidência).

Na atualidade o sanjoanense

 Ex. Presidente Dr. Tancredo de Almeida Neves

 (instaura a nova república e conduz o Brasil novamente à Democracia).
Fonte:http://www.saojoaodelreisite.com.br/historia.htm 
♥ Minha Terra Natal ♥
 Igreja São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis teria sido projetada, inicialmente, por Aleijadinho e, após, por Francisco Lima Cerqueira. É uma obra-prima da arquitetura mineira. A escultura de São João Evangelista é atribuida a Aleijadinho. Na capela-mor o "Senhor de Monte Alverne": conta uma lenda que foi esculpido, aparentemente sem instrumentos e sem  barulho algum, por um peregrino. Senhor de barbas brancas e cheio de mistérios que desapareceu, como veio, após tê-lo concluído.
Fato também curioso é a tradição de alguns rituais , como  a "encomendação das almas", praticado em altas horas da noite, junto aos cemitérios

Centro Histórico
....museu da Arte Sacra e o museu Ferroviário. O solar da Baronesa, próximo ao Chafariz, e o solar dos Neves, onde nasceu Tancredo, presidente...a casa de Bárbara Heliodora, poetisa e musa de Alvarenga Peixoto, onde funciona o Museu Municipal... O casario da rua Santo Antônio  e o Beco do Cotovelo..

Minas Gerais tem sabor de História.
A História do Brasil escrita por seus poetas e heróis, artistas e revolucionários. 
Ainda, sob a terra, as marcas digitais dos escravos mineiros e seus segredos do cíclo do ouro,  sussurrados pela águas que escorrem das Minas abandonadas...fugitivos das paredes douradas das suas Igrejas pintadas de ouro...ouro recolhido por eles, em perigo, para ornar sua devoção... E o Barroco magistral, hoje patrimônio da Humanidade, pelas mãos geniais de Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho) ou de Manuel da Costa Ataíde...A poeira da Estrada Real nos leva , ainda, às mãos mágicas dos artesãos de Bichinho, Prados... Arte viva a retratar sua  história, sua gente, seus afazeres e, por isso, a tua história e também a minha.
A Ponte em arcos romanos sobre o córrego do Lenheiro.
 
♥♥♥

Do "Pau de Angu", trouxe esse causo mineiro:

"Sapassado, era séssetembro, taveu na cuzinha tomano uma pincumel e cuzinhano um kidicarne com mastumate pra fazê uma macarronada com galinhassada. Quascai disus, quando uvi um barui vino de denduforno, pareceno um tidiguerra. A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá.
O forno isquentô, o mistorô e a galinha ispludiu!Nossinhora! Fiquei branco quineim um lidileite. Foi um trem doidim, uai! Quascai dendapia! Fiquei sensabê doncovim, proncovô, oncotô. Oi procevê quelucura! Graza Deus ninguém simaxucô!"


 

Nenhum comentário: